Untitled

Borbulha

Para eliminar rapidamente uma borbulha, aplique pasta dentífrica quatro ou cinco vezes por dia. Repita o tratamento durante alguns dias, até ela desaparecer.

Se lhe aparecer uma borbulha na cara, pode arriscar espremê-la com os dedos, mas depois desinfete-a bem. Se sangrar, rasgue um pedacinho de lenço de papel, embeba-o em desinfetante e coloque-o sobre a borbulha durante alguns minutos.

Para fazer secar mais depressa uma borbulha na cara, cubra-a com um pouco de pasta dentífrica.

ACIDENTE DE VIAÇÃO

Acidente de viação

A verdade. Dizem-se muitas coisas a propósito dos riscos que corremos ao prestar assistência a pessoas em perigo de vida, mas o que vem na lei é o seguinte: ao passar por um local onde tenha havido um acidente, devemos parar e prestar assistência às vítimas, a menos que a nossa própria segurança seja posta em risco.

Se for testemunha de um acidente de viação, em primeiro lugar estacione o carro a cerca de trinta metros antes do local do acidente e ligue as luzes de emergência, para prevenir os outros automobilistas de que há um acidente. Dirija-se aos veículos acidentados, a fim de verificar com os seus próprios olhos a gravidade da situação. Eis o que deve fazer a seguir:

• Se tiver um telemóvel, contacte os serviços de urgência e forneça o máximo de informações possível;

• Desligue a ignição dos veículos acidentados;

• Verifique se há alguma fuga de combustível ou cigarros acesos, de maneira a minimizar os riscos de incêndio;

• A menos que haja risco de incêndio e de explosão, ou a possibilidade de os veículos em circulação colidirem com os veículos acidentados, evite deslocar os feridos;

• Caso contrário, se existir risco de incêndio, ou se os passageiros tiverem sido projetados do veículo e estiverem caídos no meio da estrada, desloque-os com a maior
precaução;

• Se tiver formação em socorrismo pode facultar os primeiros cuidados.

 

Se for absolutamente necessário deslocar as pessoas, faça-o apenas para curtas distâncias, obedecendo às seguintes regras:

• Assegure-se de que os pês do ferido não estão presos;

• Desaperte ou corte, se necessário, o cinto de segurança;

• Passe um braço por baixo da axila da vítima, do lado exterior do veículo, e segure-lhe o queixo com a mão;

• Deixe que a cabeça descaia suavemente para trás, para que fique apoiada no seu ombro, mas tenha o cuidado de lhe manter o pescoço direito;

• Passe o outro braço por baixo da axila que se encontra do lado interior do veículo e, a seguir, agarre o pulso oposto;

• Volte a pessoa para si, tendo sempre o cuidado de manter o pescoço e a linha cabeça-pescoço-tronco direitos;

• Conduza a pessoa para um lugar seguro.

olho vermelho

Olhos (fadiga/ irritação)

Embeba dois algodões próprios em água floral de centáurea e aplique-os sobre os seus olhos fechados, durante cerca de vinte minutos. Repita o tratamento enquanto necessitar.

Deite-se e aplique compressas tépidas de chá infundido nos olhos. Repouse até que as compressas esfriem. Vai sentir um bem-estar imediato.

Embeba um algodão-em-rama em leite fervido e morno, e mantenha-o sobre os olhos várias vezes ao dia. Repita o tratamento todos os dias até que a irritação desapareça.

Embeba dois algodões em água floral de camomila e aplique sobre as suas pálpebras fechadas, durante cerca de vinte minutos. Repita o tratamento enquanto for necessário.

Embeba dois algodões em água floral de trevo-de-cheiro e aplique sobre as suas pálpebras fechadas, durante cerca de vinte minutos. Repita o tratamento enquanto for necessário.

Em caso de infeção, embeba algodão-em-rama em leite fervido e morno, e mantenha-a sobre as suas pálpebras fechadas, várias vezes ao dia. Repita o tratamento todos os dias, até que a infeção tenha desaparecido.

cefaleia

Guinadas

As guinadas que persistem depois de uma dor de cabeça podem ser eliminadas esfregando metade de uma lima na testa, até desaparecerem.

Hálito (mau)

Deite 10 mg de tomilho seco e três gotas de óleo essencial de tomilho em 250 ml de água a ferver. Deixe infundir 10 minutos e filtre. Bocheche três ou quatro vezes por dia, ou quando for necessário.

Leve à ebulição 250 g de fidalguinhos frescos em 500 ml de água fria. Cubra, deixe ferver 10 minutos em lume brando e filtre. Bocheche três ou quatro vezes por dia, ou quando for necessário.

Ferva 250 ml de água e cinco ou seis sementes de cardamomo durante cinco minutos, depois filtre. Gargareje duas ou três vezes por dia, ou quando for necessário.

 

Asma – Remédio

Se procura um remédio para Asma, aqui fica um tratamento caseiro possivel…

Tratamento Caseiro e Remédio para a Asma

Deite 15 mg de bagas de sabugueiro em 500 ml. Deixe infundir durante 15 minutos e filtre.
Beba duas ou três chávenas, aos golinhos, durante o dia…

Enregelamento

Em caso de problemas devidos ao frio, deve naturalmente chamar os socorros médicos. Mas enquanto não chegam, eis o que deve fazer:

• Instale a vítima num lugar aquecido, ou pelo menos ao abrigo do frio;

• Retire-lhe as vestes húmidas e vista-lhe roupa quente e seca; retire-lhe também as jóias;

• Aqueça gradualmente os membros atingidos, aplicando toalhas secas e quentes, ou cobrindo-os com elas e massajando suavemente com as mãos;

• Contrariamente ao que se costuma dizer, deve evitar friccionar o membro enregelado com neve ou colocá-lo junto de uma fonte de calor intenso;

• Cubra bem a vítima e dê-lhe a beber uma bebida quente e açucarada. Evite o álcool, pois baixa a temperatura do corpo, e os cigarros, pois a nicotina diminui a circulação sanguínea;

• Proteja, se necessário, os membros atingidos com a ajuda de um penso, enquanto aguarda que a vítima receba os cuidados médicos necessários.

Pernas

Para fazer desaparecer essa sensação desagradável de formigueiro nas pernas, deite-se de costas e mantenha as pernas no ar durante 10 minutos.

Para combater a sensação de peso nas pernas, dirija, quando estiver no duche, jactos de água fria para cima das pernas, de baixo para cima, depois saia. Estenda-se então de costas e eleve as pernas durante pelo menos meia hora, idealmente durante noite (coloque uma ou duas almofadas debaixo das pernas).

Mudando alguns hábitos, a sua sensação de peso nas pernas desaparecerá. Em primeiro lugar, evite o aquecimento através do chão, a sauna, os banhos muito quentes e o sol de chumbo; os saltos altos ou rasos (de três a cinco cm é o ideal), as calças de ganga justas, as meias compridas e as de meia perna. E viva a boa circulação!

Libido (enfraquecimento da)

Deite 5 mg de raízes secas de alcaparra em 250 ml de água a ferver. Deixe infundir 15 minutos e filtre. Acrescente 5 ml de mel líquido. Beba duas ou três chávenas por dia. Repita durante o tempo que for necessário.

Leve à ebulição quatro rodelas de raiz de ginseng, uma pitada de canela e 2 mg de noz-moscada em 250 ml de leite e 250 ml de água. Cubra, deixe ferver 20 minutos em lume brando e filtre. Acrescente mel a seu gosto. Beba duas chávenas por dia. Repita durante o tempo que for necessário.

Angústia / Ansiedade

Para pôr termo a uma crise de angústia, estenda-se no chão, erga as pernas e encoste os calcanhares a uma parede. Feche os olhos, respire fundo e concentre-se na barriga, que deve subir cada vez que inspira. Continue até passar a crise.

Inspire profundamente, retenha o ar e empurre-o suavemente para a garganta, como se costuma fazer para desentupir os ouvidos. Sustenha durante 20 segundos e recomece. A crise deve passar rapidamente.

Deite cinco mg de segurelha seca em 250 ml de água a ferver. Deixe infundir durante 15 minutos, filtre e beba aos golinhos. Repita 3 ou 4 vezes durante o dia. Repita o tratamento, se necessário.

Deite cinco mg de erva-cidreira e cinco mg de alfazema em 250 ml de água a ferver. Deixe infundir durante 15 minutos, filtre, acrescente mel a seu gosto e beba aos golinhos. Repita 3 ou 4 vezes durante o dia. Repita o tratamento, se necessário.

Ferva 30 mg de folhas de manjericão num litro de água, durante 15 minutos. Filtre, deixe amornar, e beba uma chávena ao deitar.

Deite cinco mg de orégãos secos em 250 ml de água a ferver. Deixe infundir durante 15 minutos, filtre e beba aos golinhos. Repita 3 ou 4 vezes durante o dia. Repita o tratamento, se necessário.

Deite cinco mg de urtigas secas em 250 ml de água a ferver. Deixe infundir durante 15 minutos, filtre e beba aos golinhos. Repita 3 ou 4 vezes ao longo do dia. Repita o tratamento, se necessário.