Hálito (mau)

Deite 10 mg de tomilho seco e três gotas de óleo essencial de tomilho em 250 ml de água a ferver. Deixe infundir 10 minutos e filtre. Bocheche três ou quatro vezes por dia, ou quando for necessário.

Leve à ebulição 250 g de fidalguinhos frescos em 500 ml de água fria. Cubra, deixe ferver 10 minutos em lume brando e filtre. Bocheche três ou quatro vezes por dia, ou quando for necessário.

Ferva 250 ml de água e cinco ou seis sementes de cardamomo durante cinco minutos, depois filtre. Gargareje duas ou três vezes por dia, ou quando for necessário.

 

Herpes labial

Logo que apareçam as primeiras picadas anunciando uma herpes labial, aplique sal e substitua-o mal ele caia. Faça isso durante todo o dia.

Para aliviar uma herpes labial, atue mal sinta as primeiras picadas nos lábios. Aplique, desde logo, glicerina várias vezes ao dia.

Para atenuar o prurido provocado pelo aparecimento de uma herpes labial, aplique compressas de vinagre de cidra sobre a pele logo que apareçam os primeiros sintomas.

Para fazer desaparecer uma herpes labial, ponha um pouco de perfume diretamente sobre o herpes.

Hematoma

Para reduzir um inchaço, ou mesmo fazê-lo desaparecer logo que surge, coloque sobre ele uma moeda de cobre e mantenha-a bem apertada com um lenço, até o inchaço ter diminuído ou desaparecido.

Hemorragia nasal

Para parar uma hemorragia nasal, sente-se, inclinado para a frente, abrindo a boca para não sufocar com o sangue. Aperte as narinas durante 15 minutos, e abrande progressivamente a pressão. Aplique um pano gelado no nariz para voltar a contrair os vasos sanguíneos.

Hipotermia

A hipotermia não é um problema a ser encarado com ligeireza. Ela ocorre geralmente devido à imersão em água muito fria, ou pelo uso de roupas húmidas a temperaturas muito baixas. Se nada for feito, as consequências podem ser dramáticas. Se lhe parecer que uma pessoa está a ser vítima de hipotermia, eis o que deve fazer:

• Antes de mais nada, chame os socorros médicos de urgência;

• Enquanto espera a chegada destes, deite a vítima num sítio aquecido;

• Retire-lhe a roupa e coloque-a num saco-cama, ou então debaixo de cobertores quentes, de maneira a permitir que o seu corpo aqueça gradualmente;

• Cubra-lhe também a cabeça e o pescoço com um chapéu e um lenço;

• Se a pessoa estiver consciente, prepare-lhe uma bebida quente e açucarada; evite o álcool e o tabaco;

• Vigie a respiração e o pulso; se deixar de respirar, pratique a respiração artificial; se o pulso deixar de bater, faça-lhe uma massagem cardíaca.

Hemorróidas

Leve à ebulição dois litros de água e quatro alhos-porros aos pedaços, cubra e deixe ferver em lume brando durante 40 minutos, depois filtre. Beba quatro chávenas por dia, aos golinhos. Repita o tratamento até ao restabelecimento completo.

Mais Termos Relacionados:, , hemorroidas.

Hemorragia

Existem dois tipos de hemorragias: a hemorragia externa e a hemorragia interna. Depois de ter contactado os serviços médicos de urgência, eis os primeiros cuidados a dispensar, quer se trate de uma ou de outra:

No caso de hemorragia externa:

• Efetue uma pressão direta sobre a ferida com a palma da mão, com a ajuda de um penso, de maneira a comprimir o vaso atingido;

• Se o sangue atravessar o penso, não o retire a fim de permitir eventualmente a coagulação; cubra-o antes com outro penso, ao mesmo tempo que continua a exercer pressão sobre a ferida;

• Uma vez estancado o derrame, e enquanto continua a manter a pressão, fixe solidamente os pensos com uma ligadura;

• Se não parecer existir fractura, levante o membro ferido para fazer diminuir o fluxo sanguíneo;

• Faça a vítima deitar-se de costas, com a cabeça ao nível do corpo, e erga-lhe as pernas se necessário.

 

No caso de uma hemorragia interna, cujos sintomas são semelhantes aos dos estados de choque, deve chamar os serviços médicos de urgência. Enquanto aguarda a sua chegada, eis o que pode fazer:

• Faça a vítima deitar-se de costas, com a cabeça ao nível do corpo, e erga-lhe os pés uns 30 centímetros;

• Tranquilize a vítima e tape-a com uma manta para ela manter o calor;

• Se a vítima perder a consciência, coloque-a na posição lateral de segurança.